segunda-feira, março 31, 2008

Telemóvel, o bode.

Mas será que anda tudo doido??

Num álbum do Astérix, o seu amigo Obélix demonstrou algumas dificuldades em compreender uma certa lei anti-caldeirão que o impedia de participar nos Jogos Olímpicos...
Pois... Hoje o comerciante de menires gaulês teria mais ainda em compreender as recentes leis locais anti-telemóvel (Aquele objecto bastante útil desprovido de vontade própria).

Lembro-me das turmas da secundária onde estive há uns vinte e tal aninhos (nos anos 80). Por umas vezes assisti e por outras ouvi falar de comportamentos equivalentes ou ainda piores (embora raros) de alunos para com professores. E não havia de todo telemóveis. Perante as imagens divulgadas na net e depois nos noticiários de uma aluna aos berros e aos empurrões a uma professora para recuperar o seu telemóvel confiscado pela docente, os encarregados de educação revoltaram-se com a falta de educação dos seus filhos.
E quem é que de imediato responsabilizaram?

1 - Eles próprios?
...não dá. Trabalham muito... Têm pouco tempo... Não podem dar aos seus filhos aquilo que não possuem... não têm culpa!

2 - Os filhos?
...aaaa. Por muito enferrujados que se encontrem os seus encéfalos mais cedo ou mais tarde vão naturalmente parar ao ponto 1.

3 - O telemóvel.
...Serve!

Os iluminados à frente dos estabelecimentos de ensino e do respectivo Ministério, também pais de alunos, proibem de imediato o objecto responsável.
Pronto!

---------------------

Agora só falta resolver nas escolas uns problemazinhos secundários com ramificações por toda a sociedade.

-Recém licenciados que não arranjam emprego e vão dar aulas sem terem qualquer inclinação para tal.
-Alunos de origem sociocultural problemática, pertencentes a grupos marginalizados pela decente sociedade portuguesa que ainda julga que vive num país fechado, do qual é dona e que encara os imigrantes como um mal a tolerar ou mesmo a expulsar.
-O avanço alucinante da tecnologia que coloca os miúdos à frente dos pais em muitas matérias.
-O enxovalhar sistemático da classe dos professores pelos sucessivos e competentes Governos que a culpam do insucesso escolar dos alunos.
-A incapacidade da escola em preparar os alunos para o mundo actual em constante mudança tecnológica, social e cultural em que têm dia-a-dia de serem capazes de enfrentar e resolver novas situações.
-A dificuldade dos profissionais do ensino entenderem e controlarem os comportamentos particulares dos filhos únicos que ano a ano invadem as escolas em percentagem crescente.
-E já que não aprendem em casa, as indispensáveis noções básicas da Lei da Selva e de Civismo.

-Ah, e o preço dos manuais escolares. Mas este é capaz de ser o menor problema. O trabalho dos autores e editores tem de ser pago.

Há mais, mas de momento não me ocorre...
Se o pretender, inclua-os nos comentários.